FETINA DE FORMAIO
Os sócios, todos filhos de agricultores , produtores de leite, após exercerem suas atividades individualmente, se juntaram para comprar, em 12 de dezembro de 1998, a Fetina de Formaio, da proprietária Terezinha Zaro. Em 3 de dezembro de 2003 foi criada a Queijaria Valbrenta, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, roteiro turístico, que agregaria valor ao produto. Valbrenta é o vale italiano de onde vieram nossos nonos e temos por lema: “ Valbrenta non si fabbrica, si fà” com amor à tradição e a arte na produção dos queijos. O leite de um produtor só, com rigoroso controle de qualidade sob a supervisão do Mestre Queijeiro e sócio, José Antônio Mocellini, com larga experiência e inúmeros cursos na Itália.
Itálico, Samsoe ao vinho, Gouda, Morbier, Saint Paulin com nozes, Reggiano, Tilsit e os temperados com alho e salsa, tomate seco e azeitona, orégano e pimenta, além de Massa para Fondue e doce de leite. São fabricados 70kg de queijo diariamente, de forma artesanal e única.
A Fetina de Formaio é um pedacinho de queijo. Um pedacinho de amor à tradição italiana de bem servir e de comer bem. Um pedacinho de bem receber as pessoas e de bem querê-las. Um pedacinho de sabores únicos, feitos de forma artesanal, para oferecer qualidade e exclusividade.
A Fetina de Formaio é um pedacinho de lugar único com queijos únicos. Ambientação com músicas italianas. Vitrine permanente de uma maquete em movimento com ambiente colonial e a nossa modelo Maria Fumaça.
Na queijaria Valbrenta, onde o turista pode acompanhar o processo de fabricação, oferecemos uma degustação orientada.